terça-feira, 26 de outubro de 2010

São Simão e São Judas, Apóstolos.





     
       O nome de Simão figura em undécimo lugar na lista dos apóstolos. Dele se sabe apenas que nasceu em Caná e apelidado de Zelota e cananeu, pertenceu a um grupo de hebreu reformista. Todas as quatro referências no Novo Testamento a Simão, o discípulo de Jesus, um dos 12, o identificam como zelota: "Simão, chamado Zelota" (Lc 6,15); "Simão o Zelota" (At 1,13); e "Simão o cananeu" (Mt 10,4; Mc 3,18).
        A palavra "cananeu" não significa que Simão fosse natural da cidade de Canaã. Trata-se de uma transliteração grega de qan'an, palavra aramaica que significa "o zeloso". Os estudiosos não chegaram a um consenso sobre se a designação meramente descreve o fervor religioso de Simão ou se ela classifica como membro de um grupo revolucionário contra a ocupação romana de Canaã.



         São Judas é muito conhecido como padroeiro das causas desesperadas, é o apóstolo que na Última Ceia perguntou ao Senhor por que razão se manifestava aos seus discípulos e não ao mundo. (Jo 14,22). Apóstolo de Cristo nascido em Caná de Galileia, na Palestina, era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago o Menor. Um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição.
        Tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos, que se tomou o primeiro bispo de Jerusalém. José, apenas conhecido como o Justo. Simão foi o segundo bispo de Jerusalém, após Tiago. E Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago o Maior e João Evangelista. Também chamado Lebeu Tadeu, é um dos doze citados nominalmente por Mateus e Marcos, em seus Evangelhos, e um dos mais fervorosos do grupo.


Fonte:  Quem é Quem na Biblia / [Reader's Digest]
           Enciclopédia Biográfica da Biblia.

Vocação! Qual a sua?

Vocação! Qual a sua?